Uma presença na Internet torna-se muito pouco relevante quando o seu site aparece depois da primeira, ou segunda, página do Google. Já se apercebeu quantas vezes passou dessas páginas, quando procurava um produto, ou serviço? A resposta é certamente - muito poucas. E das vezes que passou, com que impressão ficou do conteúdo das mesmas? É muito pouco interessante, ou relevante, acertei?
É por essa razão que alguns infoestudiosos se debruçam sobre o assunto horas e dias a fio, com o intuito de perceber o que pode tornar um site mais apetecível para os motores de busca, em particular para o Google.
No tema de hoje deixo 11 dicas que podem ajudar a florescer um site, ou blog, e, com tempo, melhorar a posição nas pesquisas dos utilizadores.
- Utilize meta descrições, a do site, como um todo e as das páginas que criar. As descrições devem ser curtas, cerca de 160 caracteres, mas conter toda a informação necessária para que o leitor perceba o que pode esperar do conteúdo que está prestes a ler.
- Escolha um título informativo para o site que contenha, se possível, o nome da empresa e do produto ou serviço que comercializa.
- Dê um título único a cada uma das páginas do seu site. Esta informação vai ajudar o Google a perceber quais são os assuntos que aborda.
- Dê, a todas as imagens que utiliza, um nome relacionado com o conteúdo, as imagens ainda não são rastreadas pelo Google e, por isso, é importante dar-lhes um nome que se enquadre no tema tratado, tornando-as, desta forma, visíveis pelos motores de busca.
- Tenha sempre em mente as palavras chave do seu negócio e utilize-as. É importante que, ao longo do conteúdo do site, consiga introduzir palavras que estão intimamente ligadas à sua actividade. Imagine que tem uma loja de decoração, com artigos para toda a casa, as palavras a utilizar serão, por exemplo - decoração, iluminação, sala, quarto, sofá, roupeiro, tolhas, lençóis, mas a que mais vezes deve repetir será - decoração. Contudo, é importante que estas façam sentido e que evite pecar por excesso.
- Alimente de forma continua o seu site, com conteúdo relevante. Apague o que está obsoleto, modifique o que está parcialmente desactualizado, invista em tempo em novos textos.
- Promova o seu site através de trocas de links (relevantes). Pode fazê-lo, por exemplo, através de parcerias, ou de participações especiais de outras pessoas, ou empresas. Mas também através das redes sociais da empresa, que encaminham os utilizadores para o site.
- Invista em links internos que façam remissão entre conteúdos. Desta forma o utilizador terá acesso facilitado a outras páginas potencialmente importantes para continuar a sua pesquisa.
- Garanta que o seu site está preparado para ser apresentado em diversos dispositivos, esta é uma condição fundamental para ser encontrado pelos motores de busca.
- Atribua URL simples a cada uma das páginas. Uma URL com demasiados números e letras vai dificultar as pesquisas.
- Respire Google. Inscreva-se em todos os utilitários da Google - Analytics, Adwords, Adsenses, Maps, Webmaster Tool, Tags. Cada um com a sua função, mas todos como uma ajuda preciosa.
- Crie um blog com conteúdo relevante. Desta forma, para além de transmitir informação importante ao seu público também alimenta o ranking do Google.
Gostaria de saber mais sobre SEO?
0 comentários:
Enviar um comentário