Estabeleceu o seu negócio, tem os seus primeiros clientes, sente-se confiante com o trabalho realizado, mas ainda sente uma lacuna quando lhe perguntam quais as principais características da sua marca?
Se lhe disser que este é um desafio que qualquer empresa leva anos a conseguir, aceita a motivação para começar a trabalhar, JÁ, nesta missão?
A chave deste processo chama-se BRANDING e nada mais é do que uma comunicação coesa e coerente daquilo que é a sua empresa enquanto marca. Significa personalidade, confiança, um serviço diferenciado, uma mensagem clara e uma eficácia comprovada.
Crie uma identidade
Ganhe tempo a responder a algumas questões fulcrais e perceba que pode ter que fazer alguns ajustes e adequar estratégias.
- Quais são as 3 principais características do seu produto/serviço?
- A que problemas responde e quais são as soluções?
- Quais são os pontos diferenciadores do que tem para oferecer?
- Quem é o seu público-alvo?
- De que forma quer comunicar com o seu cliente?
- De que forma gostaria que clientes e empresas vissem o que tem para oferecer?
Desenhe o seu Plano Estratégico de Marketing
Defina uma estratégia e formas de análise da mesma. Certifique-se de vai cumprir os passo cruciais do que planeou e que mantém uma comunicação coesa e constante.
- Crie um slogan, determine missão e visão do seu negócio, desenvolva imagens identificativas
- Dê passos no sentido de criar uma base de dados de clientes com os quais possa comunicar periodicamente
- Pense em formas de comunicar, e de se publicitar, inovadoras
- Estude, copie e melhore boas práticas
- Invista no online, na proximidade e no relacionamento
- Mantenha a homogeneidade nas várias comunicações
- Implemente todas as acções com qualidade e, se não tiver recursos para tal, pense noutra solução
Desenhe um posicionamento online
Perceba quais os canais para os quais faz sentido direccionar a sua comunicação e como o vai fazer.
- Crie um site que seja a imagem da sua empresa e que funcione como um agregador de tudo o que é a sua marca (nome, visão, missão, slogan, design, confluência das redes sociais, serviços, contactos, portefólio, testemunhos, entre outros)
- Invista algum tempo a perceber como pode gerar tráfego para a sua página
- Estabeleça-se nas redes sociais que fazem sentido para o seu negócio e dedique tempo a alimentá-las.
Lembre-se, nem todas as decisões serão as correctas, no entanto, pode sempre corrigir o seu trajecto.
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