Um dos 3 primeiros passos para transformar a sua empresa numa marca é criar a sua identidade. Começar por caracterizar o produto e identificar as soluções que apresenta, saber quem é o seu público-alvo, determinar como quer comunicar e definir um posicionamento.
Mas estas são apenas algumas das perguntas que deve fazer numa fase inicial. Segue-se o momento em que se procuram respostas e se avança para a pormenorização de cada uma das questões.
Infelizmente, muitas micro empresas dão pouca importância a uma estratégia de branding mas, essa falta de identidade corporativa, vai trazer resultados menos positivos a longo prazo.
________________________________________________________________________________
Algumas das consequências de atribuir pouco importância ao desenvolvimentos da sua marca podem ser
A empresa não sabe como se posiciona
O público e outras empresas vão ficar confusos quanto aos serviços da sua empresa, a quem se destinam e o que podem esperar dela
A comunicação dispersa-se e gera pouco retorno
Os serviços são muitos e pouco especializados
A empresa passa uma imagem pouco credível
_________________________________________________________________________________
Embora possa parecer trabalhoso, ou dispendioso, a verdade é que pode responder às questões iniciais sozinho e recorrer a apoio adequado à sua dimensão e a dimensão do seu volume de facturação. O mais importante é determinar as características distintivas da sua marca e divulgá-las de forma homogénea e consistente. Ser pequeno não significa que seja frágil e pouco estruturado. Mas como o pode fazer?
7 Perguntas imprescindíveis para desenvolver a identidade da sua marca
Qual é o nome da sua marca e quais são os produtos, ou serviços que disponibiliza? Defina um nome fácil de pronunciar e encontrar, determine bem o leque de produtos, ou serviços, sem se dispersar, perceba de que forma pode ser uma solução para o seu cliente.
Qual a politica de preços, pacotes, promoções, orçamentos por medida, ou outros que vai praticar? Lembre-de dos custos fixos da sua empresa, dos custos variáveis, dos custos hora, de calcular a margem que quer libertar, de balizar entre que valores pode negociar, pense em cada pormenor relativo aos custos para poder definir os proveitos.
Quem é o público-alvo, como se caracteriza o seu nicho e como o pode surpreender? Crie uma persona (cliente típico do produto ou serviço da sua empresa) e preveja a forma como ela vai agir relativamente à sua oferta. A partir dessas conclusões construa uma estratégia de comunicação.
Qual é a sua visão, missão, valores, história, a forma como quer que a sua marca seja conhecida? Defina o enquadramento da sua empresa e a forma simples e como a vai dar a conhecer quando lhe perguntarem a área em que actua.
Quem são os seus concorrentes? Parece uma pergunta pouco importante, mas é crucial para desenvolver a sua estratégia. Se tem um produto semelhante ao de outra empresa e o vende por mais caro, sem qualquer característica distintiva que agregue valor, quem é que o irá comprar e porquê?
Por que princípios se regem os seus colaboradores? É o único elemento da empresa? Ainda assim é muito importante que tenha linhas orientadoras na forma como comunica com o cliente, nos seus procedimentos, na forma como se apresenta e se divulga.
Qual é o valor acrescentado de ser cliente da sua marca? Já teve os primeiros clientes? Aproveite para lhes pedir um testemunhos da sua experiência e colocar no site. Ou para recolher sugestões.
Agora que já sabe as perguntas que o podem encaminhar, empenhe-se em encontrar as respostas e tente fazê-lo de forma a que acrescente valor à estratégia que vai desenhar em seguida
_______________________________________________
0 comentários:
Enviar um comentário